Aulas On-line: https://www..edon.com.br/planos
Site : https://goo.gl/kx6rQe
Fale com a Gente: http://bit.ly/2RFOZov
WhatsApp: (34) 99888-3648
Instagram: https://goo.gl/RYJzJX
Facebook: https://goo.gl/Ec8mfM
Curso de Arranjo para todos Instrumentos
Curso de Arranjo para todos os instrumentos produzido pela Edon é sua nova opção.
Arranjo é reescrever, reelaborar, recriar uma música pré-existente para que ela soe de maneira diferente. É um processo essencialmente criativo indireto, ou seja, o arranjo realiza um trabalho sobre uma composição ou melodia já pré-existente.
O Arranjo possui inúmeras funções tais como: propor nova instrumentação para música, um novo gênero, uma nova estética, ressaltando elementos da música original ou transformando-os. Dividido em quatro volumes, está indicado para músicos de nível intermediário e avançado.
No primeiro módulo iniciaremos sobre os pontos iniciais para elaboração do Arranjo, quais instrumentos iremos utilizar, escrita, estilo musical e finalizamos com o plano de arranjo.
No segundo módulo iniciaremos as Técnicas para Arranjo: Melodia a Duas Vozes. Nessa técnica temos a melodia principal que é o tema da música e construiremos uma outra melodia abaixo da principal que juntas terão uma sonoridade muito interessante.
No terceiro módulo enfatizaremos o Contracanto Ativo e Passivo. Neste contracanto segue o mesmo ritmo da harmonia, ou seja, teremos uma nota do contracanto para cada acorde. Outro assunto que comentado é Melodia em Bloco, ou seja, são duas ou mais vozes tocando melodias diferentes, porém no mesmo ritmo da melodia principal.
No último módulo finalizaremos com os Paralelismos. É o movimento paralelo entre a melodia e a segunda voz, ou seja, ambas caminham no mesmo sentido. Outro assunto muito importante será a Técnica Mecânica
em Bloco: Tríade a 3 vozes na posição fechada.
Módulo 1
1)Introdução
a) O que é?
b) Para quê?
c) Para quem
2) Elaboração Arranjo
a) Propósito
b) Escolha Música
c) Escolha Instrumento
d) Estrutura Musical
e) Escrita do Arranjo
3) Plano de Arranjo
a) Instrumentos
b) Tom
c) Dimensão
4) Classificação Instrumentos
a) Extensão e Transposição
b) Corpo Vibrante
c) Meio Emissão
d) Detalhe Técnico
5) Transposição Instrumentos
a) Conselhos Práticos
b) Dicas ao elaborar Arranjo
6) Análise Melódica
a) Intervalos
7) Notas do Acorde
a) Notas do Acorde
b) Notas Orgânicas
c) Nota Disponível
d) Tensões
e) Notas Evitadas
8) Cifragem
a) 4/11
b) 6/13
c)2 /9
9) Compatibilidade e Incompatibilidade Notas
10) Exemplos Análise Melódica
11) Aproximação Cromática
a) Simples
b) Dupla
Módulo 2
1) Técnica de Arranjo
1.1) Melodia a duas Vozes
a) Contracanto
b) Linha Baixo
c) Linha Intermediária Ativa
d) Linha Intermediária Passiva
2) Músicas Aplicadas
a) Beatriz
b) Gota d’água
c) Carinhoso
d) Encontro Despedidas
e) E nada Mais
f) Flor de Lis
Módulo 3
1) Contracanto Passivo
1.1) Músicas Aplicadas
a) The Man in Love
b) Pois é
c) Wave
2) Contracanto Ativo
2.1) Música Aplicada
a)Wave
3) Melodia em Bloco a 2 Vozes
a) Ponto Harmônico
b) Ponto Linha
c) C.R
4) Escrita Segunda Voz
5) Movimentação das Vozes
a) Paralelo
b) Contrário
c) Oblíquo
Módulo 4
1) Paralelismos
a) 3 a e 6 a
b) 4 a e 5 a
c) 2 a e 7 a
2) Músicas Aplicadas
a) Peixe Vivo
b) Sapo Jururu
c) Berimbau
d) Manteca
e) Samba do Avião
f) Inútil Paisagem
g) Surf Board
h) All My Tomorrows
i) Black Nile
j) Vassourinhas
3)Técnicas Mecânicas em Bloco
3.1) Tríade a 3 Vozes
3.2) Músicas Aplicadas
a) Atirei o pau no Gato
b) Hino à Alegria
c) Yesterday
d) Blue Bossa
SOBRE PROFESSOR ALAN GOMES
Alan Gomes é pianista, arranjador e maestro, formado pela Universidade de Brasília. Estudou com músicos renomados no Brasil e no exterior, como Ian Guest (harmomia), Vittor Santos (arranjo), Claude Villarret (regência – Suíça), David Junker (regência), Cliff Korman (piano – E.U.A.), Leandro Braga (piano), Ademir Junior (improvisação), Nelson Faria (improvisação), entre outros.
Além disso, é formado nos cursos técnicos de piano erudito, órgão eletrônico, teclado, harmonia, história da música, música popular e folclórica, teoria e percepção musical, música de câmara e canto coral pelo Instituto de Música do DF e Escola de Música de Brasília. Em estudos paralelos, é bacharel em Estatística, também pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Matemática, pela Universidade Gama Filho.
Atualmente trabalha também na área de produção musical, desenvolvendo projetos com artistas da cidade, é professor de diversas instituições, além de atuar como pianista de grupos instrumentais de jazz e mpb.