REARMONIZAÇÃO MODAL- MÚSICA OH SUZANA- CURSOSEDON

Aulas On-line: https://www.edon.com.br/planos
Site : https://goo.gl/kx6rQe
Aulas em DVD: https://bit.ly/3h6SuAc
Fale com a Gente no WhatsApp: http://bit.ly/2RFOZov
WhatsApp: (34) 99888-3648
Instagram: https://goo.gl/RYJzJX
Facebook: https://goo.gl/Ec8mfM

A maioria dos músicos sejam profissionais ou amadores “confundem” os conceitos de rearmonização e sofisticação harmônica, ou seja, são assuntos e funções diferentes.

Na Sofisticação Harmônica ou enriquecimento harmônico permanecemos com harmonia original e adicionamos acordes do vocabulário harmônico enriquecendo harmonia, ou seja, a base da harmonia original é preservada.

Na Rearmonização a harmonia original é descartada, ou seja, através de técnicas específicas construiremos outra harmonia, isto é, recriamos ou reescrevemos outra harmonia.

Rearmonização é um assunto de extrema importância para o músico pois possibilita a criação de progressões com novas sonoridades,” fugindo” de clichês harmônicos padronizados.

Indicado para alunos ou músico nível intermediário e avançado como pré-requisito em Teoria Musical Básica e Harmonia Funcional.

O curso está indicado para todos os instrumentos: melódicos ou harmônicos.

No primeiro módulo enfatizaremos a técnica rearmonização por dominantes estendidos. É baseada no conceito da resolução dominantes da Harmonia Funcional. É uma técnica “nota por nota. Teremos para cada nota da melodia um acorde diferente. Usaremos como aplicação prática a música Atirei Pau no Gato.

No segundo módulo abordaremos Técnica de Rearmonização Modal. Existem três tipos de escalas modais: Naturais, Folclóricas e Sintéticas. Nesse módulo estudaremos as naturais.Revisaremos os modos maiores e menores, notas características, campo harmônico modal em tríade e tétrade.Um assunto muito relevante trata-se das progressões modais. Abordaremos vários exemplos e aplicação em músicas.

No terceito módulo enfatizaremos a Técnica de Rearmonização Linhas e Intervalos prioritários. É uma técnica ”nota por nota” rica em dissonância afastando a melodia da linguagem tonal e modal que estamos acostumados no dia a dia. Abordaremos três tipos de técnicas: linha em intervalo constante com a melodia, Acorde em estrutura constante e tensão melódica prioritária em dominantes.

TÓPICOS:

MÓDULO 1

1) O que é?

2) Para quem?

3) Para quê?

4) Sofisticação Harmônica x Rearmonização

5) Tipos de Técnicas

a) Dominantes estendidos

b) Rearmonização Modal

c) Tensão melódica prioritária em dominantes

d) Prioridade de linha em intervalo constante

e) Prioridade de linha em intervalos variados

f) Acordes em estrutura constante

6) Rearmonização por Dominantes Estendidos

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação

d) Música: Atirei Pau no Gato

MÓDULO 2

1) Rearmonização Modal

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação

d) Música: Oh Suzana

2) Modos

a) Jônico

b) Lídio

c) Mixolídio

d) Eólio

e) Dórico

f) Frígio

g) Lócrio

3)Modos Maiores

4) Modos Menores

5) Campo Harmônico Modal

a) Tríade

b) Tétrade

6) Progressões Modais

7) Acordes Primários

MÓDULO 3

1)Por tensão melódica prioritária em dominantes

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação

2) Por prioridade de linha em intervalo constante

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação

3)Por prioridade de linha em intervalos variados

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação

4) Por acordes em estrutura constante

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação

SOBRE PROFESSOR

Alan Gomes é pianista, arranjador e maestro, formado pela Universidade de Brasília. Estudou com músicos renomados no Brasil e no exterior, como Ian Guest (harmomia), Vittor Santos (arranjo), Claude Villarret (regência – Suíça), David Junker (regência), Cliff Korman (piano – E.U.A.), Leandro Braga (piano), Ademir Junior (improvisação), Nelson Faria (improvisação), entre outros.

Além disso, é formado nos cursos técnicos de piano erudito, órgão eletrônico, teclado, harmonia, história da música, música popular e folclórica, teoria e percepção musical, música de câmara e canto coral pelo Instituto de Música do DF e Escola de Música de Brasília. Em estudos paralelos, é bacharel em Estatística, também pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Matemática, pela Universidade Gama Filho.

Atuou durante nove anos na Orquestra de Orgãos e Teclados de Brasília, como regente, solista e arranjador, apresentando diversos concertos e montagens, como os musicais “A Bela e a Fera”, “O Fantasma da Ópera”, “Fame”, “Evita”, “Cats”, entre outros. Também desenvolveu trabalhos com diversos corais, dentre os quais se destacam: Coral das Faculdades ICESP, Coral da Associação Médica de Brasília – AMB, Coral Vozes da Justiça – Ministério da Justiça, e Coral Ecumênico do Templo da Boa Vontade (LBV).

#edon #harmonia funcional #improvisacao #aulamusica