REARMONIZAÇÃO MÚSICA PARABÉNS PARA VOCÊ – CURSOSEDON

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A maioria dos músicos sejam profissionais ou amadores “confundem” os conceitos de rearmonização e sofisticação harmônica, ou seja, são assuntos e funções diferentes.

Na Sofisticação Harmônica ou enriquecimento harmônico permanecemos com harmonia original e adicionamos acordes do vocabulário harmônico enriquecendo harmonia, ou seja, a base da harmonia original é preservada.

Na Rearmonização a harmonia original é descartada, ou seja, através de técnicas específicas construiremos outra harmonia, isto é, recriamos ou reescrevemos outra harmonia.

Rearmonização é um assunto de extrema importância para o músico pois possibilita a criação de progressões com novas sonoridades,” fugindo” de clichês harmônicos padronizados.

Indicado para alunos ou músico nível intermediário e avançado como pré-requisito em Teoria Musical Básica e Harmonia Funcional.

O curso está indicado para todos os instrumentos: melódicos ou harmônicos.

No primeiro módulo enfatizaremos a técnica rearmonização por dominantes estendidos. É baseada no conceito da resolução dominantes da Harmonia Funcional. É uma técnica “nota por nota. Teremos para cada nota da melodia um acorde diferente. Usaremos como aplicação prática a música Atirei Pau no Gato.

No segundo módulo abordaremos Técnica de Rearmonização Modal. Existem três tipos de escalas modais: Naturais, Folclóricas e Sintéticas. Nesse módulo estudaremos as naturais.Revisaremos os modos maiores e menores, notas características, campo harmônico modal em tríade e tétrade.Um assunto muito relevante trata-se das progressões modais. Abordaremos vários exemplos e aplicação em músicas.

No terceito módulo enfatizaremos a Técnica de Rearmonização Linhas e Intervalos prioritários. É uma técnica ”nota por nota” rica em dissonância afastando a melodia da linguagem tonal e modal que estamos acostumados no dia a dia. Abordaremos três tipos de técnicas: linha em intervalo constante com a melodia, Acorde em estrutura constante e tensão melódica prioritária em dominantes.

TÓPICOS:

MÓDULO 1

1) O que é?

2) Para quem?

3) Para quê?

4) Sofisticação Harmônica x Rearmonização

5) Tipos de Técnicas

a) Dominantes estendidos

b) Rearmonização Modal

c) Tensão melódica prioritária em dominantes

d) Prioridade de linha em intervalo constante

e) Prioridade de linha em intervalos variados

f) Acordes em estrutura constante

6) Rearmonização por Dominantes Estendidos

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação

d) Música: Atirei Pau no Gato

MÓDULO 2

1) Rearmonização Modal

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação

d) Música: Oh Suzana

2) Modos

a) Jônico

b) Lídio

c) Mixolídio

d) Eólio

e) Dórico

f) Frígio

g) Lócrio

3)Modos Maiores

4) Modos Menores

5) Campo Harmônico Modal

a) Tríade

b) Tétrade

6) Progressões Modais

7) Acordes Primários

MÓDULO 3

1)Por tensão melódica prioritária em dominantes

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação

2) Por prioridade de linha em intervalo constante

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação

3)Por prioridade de linha em intervalos variados

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação

4) Por acordes em estrutura constante

a) Conceito

b) Técnica

c) Aplicação